segunda-feira, 22 de abril de 2019

[ N64 ] StarFox 64 BR [V1.0 R2A]

Umas das primeiras traduções minhas, que venho lhe apresentar, com a vinda do meu cantinho blog, mostrando mais o trabalho, modificação das ROMs e afins...
 
Star Fox 64

(imagem: wikipédia)
Lançamento: 1 de junho de 1997 (Versão Americana)
Produtora: Nintendo EAD
Editora: Nintendo
Plataforma: Nintendo 64
Gênero: Ação, Nave em 3º pessoa
Jogadores: 1 (modo história) - 4 (Batalha)


Descrição:

Um cientista maluco chamado Andross, que foi exilado no planeta Venom, expulso de Corneria. Num certo dia, algo estranho é detectado em Venom, uma antiga equipe de pilotos é mandada para lá investigar. Neste time era integrado por Pigma Dengar, James McCloud e Peppy Hare. Quando chegam a Venom, Pigma os trai enquanto James é capturado, já Peppy consegue fugir e voltar para Corneria seguindo o caminho vermelho (difícil do jogo). Anos mais tarde, Andross declara guerra contra Corneria, General Pepper decide contratar a nova equipe mercenária, com nome de Star Fox, integrada por Fox McCloud, Peppy Hare, Slippy Toad, Falco Lombardi, que cruzam o espaço para acabar com o a guerra declarada por Andross.

 
Progresso 100% - (07/04/2023)

Textos: 100,0%
Acentos: 100,0%
Texturas: 100,0%
Traduzido por: WolfferroW
Revisão: WolfferroW
Versão: 1.0 - Rev 2 A
Lançamento: 7 de Abril de 2023

 

Agradecimentos
blade133 - da cena romhack internacional, obrigado pelas dicas, valeuuu!
Guedes - por dar uma luz na busca das letras, gente finíssima, obrigadú!
Mumm-Ra por sua ferramenta de edição de gráficos, obrigado!
ByFTR por ajudar a mexer nas texturas CI8 em multi jogador e iniciativa, obrigado!


Ferramentas usadas:
Texture64 / MummGGTool / TileMolester / Gimp (Importar/Exportar/Editar texturas)
uCON64 (calcular novo checksum da ROM)
Windhex, Kruptar7 e HxD (Editor Hexadecimal e Textos)
SF64Toolkit (apenas para expandir a ROM)
PJ64 4.0 Dev (Debugger e Testes rápidos)
 
Imagens




 

NOTAS & OBSERVAÇÃO

Funcionando sem problema no hardware real de N64 (ED64 Krikzz, ED64 Plus...).

Travamentos ou bugs, favor dê feedback aqui no blog, antes de dizer sobre o travamento, diga-o qual parte do jogo e como fez para travar e também sem groselha para que assim eu descubra como proceder numa solução rapidamente, obrigado.


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HISTÓRICO DA TRADUÇÃO

1.0 - Rev 2 A - Lançamento: 7 de Abril de 2023

  • Código de segurança nas ROMs 1.0 e 1.1 atualizado, não irá mais crashar ED64;
  • Splash64 funcionando corretamente no ED64(China, Krikkz ou outros) e pulavel a qualquer momento;
  • Algumas modificações (hardcodecs e textura) que foi esquecido

 

1.0 - Rev 2 - Lançamento: 12 de Março de 2023

  • Todos os textos e texturas com espaçamento e acentuação devida, assim como na campanha e multi jogador.
  • Revisão de todos os textos, bugs corrigidos.
  • Reparo de vários bugs, placares e cores da última parte do jogo (Fartura) corrigido.
  • Tradução com revisão portada para ROM versão 1.1 (U) (popular de se achar)

1.0b - Lançamento: 22/04/2019
Quase todos os textos do "Jogo Normal" foram modificados, ficando algumas pendentes como a palavra "HELP!!", "TOTAL SCORE"(sendo esses dois modificados trava o jogo no emulador), "BOSS"(acredito que é textura, não foi encontrado) e o Modo Batalha, algumas texturas não foram encontradas e também difícil edição(WIN, WINS!, Retry, End, VS.Menu).

AVISO
Existem duas versões de ROMS americanas espalhadas pela internet, a 1.0 (Rev 0) ou apenas o nome e a 1.1 (Rev A). Foquei apenas nessas duas (caso exista uma 3º, avise que também portarei), para quem não sabe a diferença entre elas, a 1.0 tem um bug de pontuação por parte da Nintendo (aquele que se passar de 511 pontos em uma fase, o contador irá contabilizar apenas 256 ou algo assim), ela sabendo disso, lançou a versão 1.1 que corrige esse bug.
 
Foi deixado essas duas patch como forma de ter acesso rápido na tradução, baixando uma ou outra ROM, não irá atrapalhar na jogatina.

Patch de tradução "
SF64v1.0[PTBR_1.0_r2a][Por_WolfferroW].xdelta" devendo ser aplicado na rom limpa "Star Fox 64 (U) (V1.0) [!].z64", nesta também deve possuir CRC1 "0xA6D014F8" e CRC2 "0x2188AA43", MD5 com "BC5E1F81400AD41F195C8B2D3BCFD58A", com a datação de 06 de novembro de 1996, com tamanho de 12.582.912 bytes.

Patch de tradução "
SF64v1.1[PTBR_1.0_r2a][Por_WolfferroW].xdelta" e devendo ser aplicado na rom limpa "Star Fox 64 (U) (V1.1) [!].z64", nesta também deve possuir CRC1 "0xBA780BA0" e CRC2 "0x0F21DB34", MD5 com "6156DFD9FD5F209677B081DED45BB8DE", com a datação de 16 de abril de 2004, com tamanho de 12.582.912 bytes.

Baixar a patch SF64 v1.0 Rev2 A


Lembrando que a ROM deve ser em Z64 e não em V64 ou N64 a sua extensão/formato, para converter a ROM em Z64 vá para este site. Após isso confira qual HASH e CRC1/2 bate para aplicar a patch em sua ROM.

 

APLICANDO A PATCH
 

O N L I N E
1 - Vá para este site aqui ou tentar este aqui.
2 - Primeiro coloque sua ROM e a patch.
3 - Escolha o nome para salvar
4 - Clicar no botão patch e partiu jogatina.


O F F L I N E
Para aplicar a Patch, é preciso do XDelta e seguir esses passos:

1 - Tenha o jogo citado no aviso acima.
2 - Abra o DeltaPatcher.exe
3 - Em "Abrir Arquivo" coloque a ROM do jogo
4 - Em "XDelta patch" coloque a patch do jogo
5 - Clique em "Aplicar patch"
6 - Bom divertimento! :D


Para aplicar a patch, baixe o XDelta Patcher aqui neste link!

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PS¹: Também no jogo é possível uma dublagem, mas seus arquivos de áudio devem ser o mesmo padrão para inserir da rom de n64 (não entrarei em detalhes, no YouTube deve explicar como proceder...).

PS²: Caso haja uma dublagem, autorizo a utilização desta tradução desde que meu nome de usuário esteja presente nela se for usa-la.

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